sábado, 4 de maio de 2013

 CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA DE EXAUSTÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

AUTORES: TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; SÁ, A. M. (IFPB) ; SILVA, H. C. (IFPE) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB)

RESUMO: Apesar de que todo laboratório de química e biologia deve apresentar uma capela de 
exaustão, isso não ocorre nos laboratórios das escolas públicas e algumas escolas 
privadas devido ao elevado custo do equipamento. O presente trabalho proporciona a 
produção de uma capela de exaustão com materiais alternativos, como o objetivo da 
segurança e saúde dos alunos e professores nas aulas práticas das disciplinas 
mencionadas, além do baixo investimento e com materiais muitas vezes encontrados na 
própria escola.

PALAVRAS CHAVES: capela de exaustão, material alternativo e laboratório

INTRODUÇÃO: Os acidentes químicos e biológicos podem ocorrer por inalação, contato, ingestão, 
corte na pele etc. de certos materiais químicos e biológicos nocivos para a saúde das 
pessoas. Além dos venenos notórios, certos números de produtos são conhecidos como 
tendo vários efeitos tóxicos. Alguns vapores de solventes orgânicos e/ou ácidos são 
tóxicos quando inalados. Com isso os efeitos mais graves a exposição pode provocar 
danos que não mostram efeitos imediatos na saúde, mas que podem incluir perda da 
coordenação, sonolência e sintomas semelhantes, o que aumenta o risco de acidentes.
Portanto o grupo por ministrar aulas práticas no laboratório, observou a ausência de 
uma capela para trabalhar com esses reagentes que conseqüentemente por em risco a 
saúde dos mesmos e dos alunos. Portanto, preservando sempre a saúde dos alunos e 
professores de química e biologia que utilizam o laboratório como instrumento de 
aprendizagem, o grupo teve como objetivo construir uma capela de exaustão de gases 
utilizando materiais alternativos com finalidade de um baixo custo, pois a escola é 
desprovida de uma capela e não possui conduções para adquirir.
A capela de exaustão de gases com materiais alternativos foi destinada ao laboratório 
de ciências do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem SESQUICENTENÁRIO, 
para os alunos do ensino médio que realizam aulas práticas, além do baixo custo e um 
ótimo rendimento.
Segundo a Organização Mundial Saúde (2004) os laboratórios de todos os níveis de 
segurança biológica e química visam os Grupos de Risco 1 a 4. Um laboratório de 
ciências de uma escola, por exemplo, para aulas de química e biologia enquadra ao 
grupo de risco 1.

MATERIAL E MÉTODOS: Para fabricação da capela de gases para o laboratório do SESQUIcentenário, foram 
utilizados para o gabinete uma caixa de madeira com dimensões 80cm de altura, 80com de 
comprimento e 40 cm de profundidade, um cano de PVC de 1,00 m com joelho foi utilizado 
para o duto de exaustão posicionado para o teto, um ventilador para refrigeração do 
gabinete e também uma folha de acrílico como porta frontal da capela, também foi 
utilizada uma lâmpada fluorescente revestida por uma caixa de acrílico para iluminação 
e seu piso foi revestido com azulejo branco.
Todo o gabinete foi revestido com massa corrida e depois pintada tinta lavável.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma capela de exaustão é um gabinete ventilado presente em ambiente laboratorial cuja 
ventilação também deve estar corretamente projetada, para que o sistema leve para 
fora do laboratório os efluentes gasosos indesejáveis provocados por um procedimento 
efetuado no interior da capela. O termo Capela de Exaustão também se difunde em 
outros termos como Capelas químicas, Capelas de Exaustão, Gabinetes Exaustores, etc. 
Essas capelas são consideradas um aparelhamento de segurança dos usuários de 
laboratório tanto clínicos, universidades ou escolas.
A capela construída pegou referência a uma do modelo CQU 800 com o preço de 2400 
reais, com isso o valor utilizado para a construção não passou de 100 reais, sendo 
principalmente utilizada em laboratórios de escolas públicas desprovidas desse 
equipamento importantíssimo para segurança dos professores e principalmente dos 
alunos em aulas práticas.




CONCLUSÕES: 
Um laboratório de química pode ser uma das áreas de trabalho mais perigosas, 
especialmente quando o laboratório não é tratado com respeito, tendo em vista, a 
segurança notória e corresponde à principal preocupação dos alunos e professores para 
quaisquer atividades, especialmente nos laboratórios e é fundamental preservar o 
ambiente e de assegurar a saúde dos mesmos.


AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID e a Direção da Escola SESQUIcentenário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: • Organização Mundial da Saúde Manual de segurança biológica em laboratório – 3ª edição, Genebra 2004.

• Baptista, Maria João. Segurança em laboratórios químicos. Lisboa, ed. Universidade Nova de Lisboa, 1979.

• Disponível em http://www.dellta.com.br/detalhes.php?prod_id=109

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