segunda-feira, 29 de julho de 2013

A internet mudou sua vida?

A internet mudou sua vida? A resposta provavelmente é afirmativa. Se ainda não é, certamente será em brevíssimo período. Os dados relativos ao uso da web e da consequente atuação humana na rede mundial de computadores para entender o alcance que o mundo virtual passou a ter na vida de todos. Preste atenção aos números, cada vez mais na casa dos milhões e em alguns casos dos bilhões, para que seja possível entender as considerações e repercussões de todo este movimento para cada pessoa do planeta.

- A quantidade de informação movimentada em um dia na internet seria suficiente para preencher 168 milhões de DVDs.

- 22 milhões de horas de programas e filmes de televisão são assistidos diariamente pelo NetFlix.

- 864 mil horas de gravações de vídeos são adicionadas ao YouTube todos os dias.

- 18,7 milhões de horas de músicas são ouvidas através do Pandora

Quantos DVDs você consegue assistir em um final de semana? Atualmente as pessoas estão preferindo as produções curtas. O crescimento dos seriados de televisão, que tem entre 30 e 40 minutos de duração, de certo modo comprovam isto. O YouTube é uma das maiores e mais consultadas bases de dados do mundo e sua característica é justamente essa, ou seja, os vídeos curtos, de no máximo 10 minutos (é claro que há produções com maior tempo nesta rede social, mas prevalecem os vídeos curtos). De qualquer modo, a questão crucial desta informação refere-se ao fato de que o volume de informação gerado diariamente está totalmente fora do controle de qualquer pessoa, instituição, país… Tornou-se impossível acompanhar tudo o que a humanidade está produzindo e colocando na rede.

- Em 24 horas são enviados 294 bilhões de e-mails (Seriam necessários 2 anos para os correios dos EUA processarem essa quantidade de mensagens). E, ainda assim, os especialistas têm afirmado que o e-mail é cada vez menos utilizado no mundo. Imaginem então se ainda fosse considerado como recurso popular! Faça o cálculo para entender o que significa um número como este: São mais de 12 bilhões de e-mails enviados em apenas uma hora; 204 milhões de mensagens de correio eletrônico em um minuto. E o que será que as pessoas estão comunicando? Quem está usando esta ferramenta? O advento das redes sociais deslocou o uso do e-mail para usuários mais velhos ou para o uso corporativo e profissional. As novas gerações estão dando preferência para os comunicadores instantâneos ou para ferramentas como os microblogs.

- São colocados online 2 milhões de postagens em blogs diariamente (Quantidade esta capaz de suprir a revista Time ao longo de 770 anos). A web democratizou a publicação em escala nunca antes vista no mundo. Escrever um texto, disponibilizar através de uma ferramenta de uso fácil e rápido (com possibilidades de personalizar a página e a postagem) e, principalmente, verificar que há leitores interessados com os quais é possível interagir em função do que se postou (que além de texto pode ser composto por imagens, vídeos, gráficos, tabelas, gravações em áudio, músicas…). Mas o que se escreve? Quem está publicando? Quem é o leitor?
- O Facebook contabiliza 172 milhões de acessos em um dia; No Twitter são 40 milhões; No Linkedin: 22 milhões; No Google+: 20 milhões; No Pinterest: 17 milhões. 

Fonte: José Claudio Henrichs - Grupo de discussão no Linkedin.

Nenhum comentário: