terça-feira, 6 de agosto de 2013

O impacto das tecnologias na educação

O impacto das tecnologias na educação
Publicado a 6 de Agosto de 2013

Especializado em decifrar o futuro da tecnologia, Michell Zappa fala sobre o papel do professor em um cenário de novos recursos pedagógicos.

Apontar e solucionar problemas que ainda não existem é o trabalho diário do estrategista Michell Zappa, sueco que dirige a Envisioning Technology, uma consultoria multinacional especializada em apontar grandes tendências tecnologógicas

Segundo ele, a educação é a área que mais tem sido impactada pelas transformações tecnológicas. E não é de hoje, pois foi a Revolução Industrial que deu início à massificação do conceito de um professor para muitos estudantes, fato que passou a gerar “fábricas” de alunos.

Assim, diante das atuais tecnologias disponíveis, o especialista acredita que o processo educacional tem de partir de vez para o aprendizado baseado em um modelo de “muitos para muitos”, fazendo com que o conhecimento dos próprios alunos seja o apoio da aprendizagem de outros estudantes.

Com o crescimento da oferta de cursos on-line, Zappa lembra que já temos plataformas educacionais nacionais e internacionais que oferecem toda a mobilidade e a autonomia dos recursos utilizados na educação a distância. Acompanhe a entrevista!

Na sua opinião, ainda há barreiras para a efetiva adoção da tecnologia como ferramenta de apoio no atual modelo educacional?
Michell Zappa – Sim. Infelizmente, a falta de conhecimento mantém os custos altos. Por sua vez, o custo alto deixa a tecnologia fora do alcance de quem mais precisa. E ter facilidade com a tecnologia requer o uso de múltiplos dispositivos no decorrer da sua vida, algo impossível considerando o elevado investimento necessário para se adquirir tecnologia no Brasil.

Qual deverá ser o futuro do modelo educacional que conhecemos com o uso cada vez mais frequente de recursos tecnológicos?
Michell Zappa – Fundamentalmente, a educação passará a ser de aluno para aluno. Para isso, é fundamental criar plataformas que permitem quem conhece sobre um assunto ajudar alguém que precisa de apoio nessa área. Esse modelo já foi comprovado ser eficiente e poderá aliviar grande parte do trabalho do professor.

Os educadores de hoje já estão preparados para trabalhar com novas tecnologias em salas de aula, diante de alunos cada vez mais conectados?
Michell Zappa – Não importa se já estão preparados ou não. O fato é que precisam estar preparados tecnologicamente para, no mínimo, falar a língua dos estudantes. A dissonância cognitiva causada entre alunos e docentes pelo acréscimo de conteúdo cultural e mudanças de conceitos está em um ritmo cada vez mais veloz e força o professor a acompanhar mais os seus alunos.

Qual será o papel do educador do futuro?
Michell Zappa – Ao invés de deter o conhecimento, o educador do futuro será o guia que aponta assuntos e matérias que cada aluno deve aprender, o que ele deve ler e fazer. Cada vez mais, os assuntos fundamentais vêm sendo desmembrados e separados. Por isso, é preciso que o educador indique ao aluno o caminho certo, para que ele possa fazer o melhor com seus dons e capacidades. O ensino fundamental será radicalmente redefinido diante de um mundo em que tudo, absolutamente tudo, pode ser aprendido instantaneamente.

Você acha que o conceito de construção de conhecimento a partir de recursos tecnológicos já é trabalhado de maneira efetiva na formação de educadores?
Michell Zappa – Não. Falta conhecimento detalhado e abrangente por parte dos educadores, mas também faltam compreensão e incentivo fiscal por parte do governo.

A expansão das tecnologias móveis pode colaborar com a criação de novos processos pedagógicos?
Michell Zappa – Sim. Os videogames, por exemplo, permitem que crianças construam e simulem mundos virtuais onde elas são deuses. Aprender a interagir, planejar e construir em um simulador é infinitamente mais eficiente do que fazer o mesmo com papel e lápis.

Há carência de profissionais que aliem conhecimentos de tecnologia e de educação?
Michell Zappa – Sim e não. Há muitos profissionais com desejo de melhorar a qualidade e a capacitação tecnológica na educação. Mas há pouco suporte para quem quer implementar tais sugestões em escala. Muitos poderiam atender a essa causa, mas poucos têm tentado.

Além da área educacional, que outros setores e carreiras podem ser beneficiados pelo crescimento do mercado de tecnologia aplicada à educação?
Michell Zappa – Todos. Educação e melhor compreensão sobre o mundo em que operamos são fundamentais na criação de novos empregos, pensadores e líderes. Sem conhecimento de causa, os profissionais não conseguem criar e inventar soluções melhores para os problemas existentes.

Você acredita que a tecnologia pode vir a ser uma aliada nos processos de inclusão social, especialmente com a crescente oferta de cursos a distância?
Michell Zappa – Sim. Uma vez que toda informação do mundo se torna acessível e traduzida (em todas as línguas, em tempo real), o potencial educativo cresce explosivamente. Se hoje sofremos de excesso de informação no contexto profissional, o mesmo desafio será enfrentado pelos alunos de amanhã. Os professores precisam se tornar guias de informação e conhecimento.

Como você vê o atual cenário da educação a distância no mundo? Há tendências de crescimento para essa modalidade?
Michell Zappa – Sim. O mercado cresce rapidamente e existe muita demanda, no mundo todo.

Ainda há algum tipo de preconceito com relação à modalidade a distância?
Michell Zappa – Sim, mas isso tende a diminuir rapidamente.

Na sua opinião, quais deverão ser os recursos tecnológicos mais utilizados na educação, em um futuro próximo? Há tendências mais evidentes, relacionadas às modalidades presencial e a distância?
Michell Zappa – Haverá mais conhecimento de telas de todos os tipos. Aprender os fundamentos de computação, comunicação, pesquisa e interação com tablets, por exemplo, será um enorme primeiro passo. Entender as regras que formam o meio é importantíssimo para educar pessoas que farão bom uso desse meio no futuro.

Fonte: Senac SP

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